/
/
6 Dicas de Como Escolher o Melhor Ponto Comercial

6 Dicas de Como Escolher o Melhor Ponto Comercial

Escolher o ponto ideal para a sua marca é uma decisão crucial para o sucesso do seu empreendimento, pois sua localização desempenha um papel fundamental para o crescimento do seu negócio. 

Um estabelecimento bem localizado atrai um maior fluxo de clientes, por isso é preciso planejar estrategicamente, avaliando fatores mix de lojas e o perfil do público da região. Vale lembrar que o ponto comercial não é apenas a localização do seu negócio, mas também é reconhecimento da sua marca pelo público. 

É lá que seus clientes irão consumir seus produtos e serviços. Por isso, a escolha do ponto comercial é um passo tão importante: é ele quem vai ajudar a construir a imagem da sua empresa no mercado. Mas como saber qual é o melhor ponto para o meu negócio? Continue conosco e te daremos dicas exclusivas para te auxiliar nessa escolha.

Como escolher o melhor ponto para o meu negócio?

Encontrar o ponto perfeito é umas das etapas primárias para quem está abrindo ou expandindo um negócio, mas sem estudo e planejamento, o sonho do negócio de sucesso, pode virar um pesadelo. Confira a seguir 6 dicas que irão te dar um norte na hora de escolher o ponto ideal.

1.  Entenda quem serão seus clientes

Entender quem irá comprar de você, ou seja, o famoso público alvo, é um dos primeiros passos para garantir que seu negócio terá sucesso. Afinal, o principal objetivo da sua empresa é atrair clientes para o seu estabelecimento e mostrar como o seu produto ou serviço pode atender às necessidades deles. Isso resultará em vendas eficazes e um aumento na sua lucratividade. 

Um exemplo de estratégia para ponto comercial é colocar lojas de roupas infantis, próximo a lojas de brinquedos ou , por exemplo. Assim, quando um responsável vai comprar um vestuário ou um brinquedo com uma criança, acaba associando outros itens e muitas vezes comprando por impulso.

Resumindo, o que se deve ter em mente é que é necessário estar onde o cliente está para conseguir vender e ser reconhecido no mercado.

2. Considere a acessibilidade, praticidade e comodidade

Quem nunca deixou de ir a um estabelecimento porque era de difícil acesso, não tem lugar para estacionar, os arredores não eram muito seguros ou só funciona em horários e dias nos quais você não consegue ir, que atire a primeira pedra!

A falta de acessibilidade, praticidade e comodidade ou de um desses itens separados pode dificultar a ida de clientes a sua loja e, com isso, perder vendas. Para que isso não ocorra com o seu negócio, procure um local onde há espaço de estacionamento, vias de fácil acesso, próximo do transporte público, que seja seguro e que possa funcionar com horários prolongados e em dias distintos caso assim você queira.

3. Analise e considere o fluxo de pessoas e o crescimento da região 

Quanto mais pessoas passando pela sua vitrine e entrando na sua loja, melhor para o seu negócio! Por isso, a análise do fluxo de pessoas é essencial. Locais com alto tráfego de pedestres e atividades, tendem a oferecer mais oportunidades para atrair clientes em potencial. 

Além disso, o crescimento da região ao redor do estabelecimento, também pode ser um indicador importante de sucesso. Um empreendimento ou região em expansão oferece oportunidades significativas para o desenvolvimento do seu negócio. Com mais residentes e empresas se estabelecendo na área e obras de infraestrutura, a demanda por produtos e serviços locais tende a aumentar. Isso pode resultar em uma base de clientes mais ampla e leal ao longo do tempo.

4. Queira concorrência!

Muitos empresários acreditam que quanto mais longe eles colocarem seus empreendimentos de concorrentes, melhores serão as oportunidades. No entanto, nem sempre é verdade.

Existe um ponto muito importante a ser levado em consideração, a não ser que o consumidor faça uma compra por impulso, ele irá comprar pesquisando em várias lojas. 

Imagine que você queira comprar um celular novo. Você provavelmente vai pesquisar preços e modelos em diferentes lojas antes de tomar uma decisão, certo? É aí que a proximidade com a concorrência se torna uma vantagem. Mas vale lembrar aqui, que ao escolher o ponto ideal, é necessário avaliar o mix de lojas ao redor para que a concorrência seja uma concorrência saudável e vantajosa para todos.

5. Escolha locais com boa infraestrutura

Outro fator de extrema importância na hora de definir o ponto perfeito para o seu empreendimento é a infraestrutura. Tamanho dos espaços, se possí equipe de segurança, limpeza, marketing, internet.

Uma infraestrutura sólida pode enfrentar uma série de desafios de uma só vez, melhorando significativamente a experiência do cliente. No entanto, tudo está intrinsecamente ligado ao comportamento e às expectativas do seu público-alvo.

6. Conte com a Ponto Pra Você

Ao escolher a Ponto Pra Você como parceira, você contará com nossa equipe de especialistas em todas as etapas; desde a seleção do espaço até o acompanhamento do desempenho do seu negócio. Oferecemos suporte contínuo para garantir que seu empreendimento avance constantemente.

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio, saiba que o ViaShopping e o ViaBrasil oferecem oportunidades incríveis para empreendedores como você. Nossos espaços estratégicos vêm com preços competitivos e propostas personalizadas para se ajustarem perfeitamente ao seu orçamento. Nossa equipe faz um estudo minucioso para minimizar a concorrência direta de nossos clientes, abrindo mais oportunidades de negócio para cada lojista.

Com a Ponto Pra Você! Conosco, você terá a flexibilidade e o controle necessários para alcançar o sucesso que você merece. Lembre-se, você não está sozinho nessa jornada. Estamos aqui para tornar sua experiência como lojista mais tranquila, ajudando você a superar desafios e alcançar o sucesso que merece. Junte-se a nós e construa o futuro brilhante do seu negócio.

Fale com Especialista

Inscreva-se em nossa newsletter

Outras notícias

Porque Escolher Ser Uma Franqueada Gera Facilidades Para Novos Empreendedores?

Introdução Você já se perguntou por que tantos empreendedores optam por abrir franquias ao invés de novos negócios do zero? A resposta pode estar na

Conquiste o Shopping: Dicas para um Quiosque de Sucesso!

Se você está planejando inaugurar um quiosque em um shopping, você já deve estar familiarizado com algumas inquietudes: Como escolher o ponto ideal? Quais produtos

Guia Rápido Para Abrir Sua Loja Ou Quiosque Em Shoppings Ou Centros De Conveniência: Dicas Essenciais!

Introdução Se você pretende abrir sua loja ou quiosque em um shopping center ou centro de conveniência e busca orientações para dar esse grande passo,