Escolher o ponto ideal para a sua marca é uma decisão crucial para o sucesso do seu empreendimento, pois sua localização desempenha um papel fundamental para o crescimento do seu negócio.
Um estabelecimento bem localizado atrai um maior fluxo de clientes, por isso é preciso planejar estrategicamente, avaliando fatores mix de lojas e o perfil do público da região. Vale lembrar que o ponto comercial não é apenas a localização do seu negócio, mas também é reconhecimento da sua marca pelo público.
É lá que seus clientes irão consumir seus produtos e serviços. Por isso, a escolha do ponto comercial é um passo tão importante: é ele quem vai ajudar a construir a imagem da sua empresa no mercado. Mas como saber qual é o melhor ponto para o meu negócio? Continue conosco e te daremos dicas exclusivas para te auxiliar nessa escolha.
Como escolher o melhor ponto para o meu negócio?
Encontrar o ponto perfeito é umas das etapas primárias para quem está abrindo ou expandindo um negócio, mas sem estudo e planejamento, o sonho do negócio de sucesso, pode virar um pesadelo. Confira a seguir 6 dicas que irão te dar um norte na hora de escolher o ponto ideal.
1. Entenda quem serão seus clientes
Entender quem irá comprar de você, ou seja, o famoso público alvo, é um dos primeiros passos para garantir que seu negócio terá sucesso. Afinal, o principal objetivo da sua empresa é atrair clientes para o seu estabelecimento e mostrar como o seu produto ou serviço pode atender às necessidades deles. Isso resultará em vendas eficazes e um aumento na sua lucratividade.
Um exemplo de estratégia para ponto comercial é colocar lojas de roupas infantis, próximo a lojas de brinquedos ou , por exemplo. Assim, quando um responsável vai comprar um vestuário ou um brinquedo com uma criança, acaba associando outros itens e muitas vezes comprando por impulso.
Resumindo, o que se deve ter em mente é que é necessário estar onde o cliente está para conseguir vender e ser reconhecido no mercado.
2. Considere a acessibilidade, praticidade e comodidade
Quem nunca deixou de ir a um estabelecimento porque era de difícil acesso, não tem lugar para estacionar, os arredores não eram muito seguros ou só funciona em horários e dias nos quais você não consegue ir, que atire a primeira pedra!
A falta de acessibilidade, praticidade e comodidade ou de um desses itens separados pode dificultar a ida de clientes a sua loja e, com isso, perder vendas. Para que isso não ocorra com o seu negócio, procure um local onde há espaço de estacionamento, vias de fácil acesso, próximo do transporte público, que seja seguro e que possa funcionar com horários prolongados e em dias distintos caso assim você queira.
3. Analise e considere o fluxo de pessoas e o crescimento da região
Quanto mais pessoas passando pela sua vitrine e entrando na sua loja, melhor para o seu negócio! Por isso, a análise do fluxo de pessoas é essencial. Locais com alto tráfego de pedestres e atividades, tendem a oferecer mais oportunidades para atrair clientes em potencial.
Além disso, o crescimento da região ao redor do estabelecimento, também pode ser um indicador importante de sucesso. Um empreendimento ou região em expansão oferece oportunidades significativas para o desenvolvimento do seu negócio. Com mais residentes e empresas se estabelecendo na área e obras de infraestrutura, a demanda por produtos e serviços locais tende a aumentar. Isso pode resultar em uma base de clientes mais ampla e leal ao longo do tempo.
4. Queira concorrência!
Muitos empresários acreditam que quanto mais longe eles colocarem seus empreendimentos de concorrentes, melhores serão as oportunidades. No entanto, nem sempre é verdade.
Existe um ponto muito importante a ser levado em consideração, a não ser que o consumidor faça uma compra por impulso, ele irá comprar pesquisando em várias lojas.
Imagine que você queira comprar um celular novo. Você provavelmente vai pesquisar preços e modelos em diferentes lojas antes de tomar uma decisão, certo? É aí que a proximidade com a concorrência se torna uma vantagem. Mas vale lembrar aqui, que ao escolher o ponto ideal, é necessário avaliar o mix de lojas ao redor para que a concorrência seja uma concorrência saudável e vantajosa para todos.
5. Escolha locais com boa infraestrutura
Outro fator de extrema importância na hora de definir o ponto perfeito para o seu empreendimento é a infraestrutura. Tamanho dos espaços, se possí equipe de segurança, limpeza, marketing, internet.
Uma infraestrutura sólida pode enfrentar uma série de desafios de uma só vez, melhorando significativamente a experiência do cliente. No entanto, tudo está intrinsecamente ligado ao comportamento e às expectativas do seu público-alvo.
6. Conte com a Ponto Pra Você
Ao escolher a Ponto Pra Você como parceira, você contará com nossa equipe de especialistas em todas as etapas; desde a seleção do espaço até o acompanhamento do desempenho do seu negócio. Oferecemos suporte contínuo para garantir que seu empreendimento avance constantemente.
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