Escolher a franquia certa é uma das decisões mais importantes na jornada de um empreendedor. E com centenas de marcas disponíveis no mercado, esse processo pode ser tão empolgante quanto confuso. Na ABF Franchising Expo 2025, o maior evento de franquias da América Latina, ficou evidente para os nossos times, comercial e aquisição, que o sucesso de uma unidade franqueada depende muito mais do perfil do franqueado do que apenas do segmento ou da marca.
Neste artigo, reunimos os principais aprendizados da feira, compartilhamos um guia de franquias associadas da ABF e mostramos como você pode usá-los para tomar uma decisão estratégica, segura e alinhada com os seus objetivos.
Por que escolher a franquia ideal vai além do que você gosta
É comum ver empreendedores se apaixonando por marcas que admiram como consumidores. Mas, na prática, o que funciona para o cliente nem sempre funciona para o operador da unidade. Na feira da ABF, vimos diversos cases de sucesso e também de frustrações que mostram um padrão: o alinhamento entre o modelo de negócio e o perfil do investidor é determinante para a performance da franquia.
Antes de pensar na marca, reflita sobre:
- Seu estilo de gestão (mão na massa ou gestão à distância?)
- Sua disponibilidade de tempo
- Sua afinidade com vendas, liderança e atendimento
- Seu apetite de risco e o capital disponível para investimento
Erros comuns na escolha de uma franquia
Durante as conversas na feira, ouvimos alguns arrependimentos recorrentes. Estes são os principais erros que você deve evitar ao escolher uma franquia:
- Ignorar a operação real do dia a dia
- Não considerar o custo total de implantação e operação
- Basear-se apenas na popularidade da marca
- Desconsiderar o ponto comercial na estratégia
A escolha da franquia precisa ser racional, estratégica e baseada em dados. Isso inclui estudar o contrato, a viabilidade financeira e principalmente o modelo de suporte da franqueadora.
3 perguntas que você deve se fazer antes de escolher uma franquia
- Essa franquia se encaixa no meu estilo de vida e rotina?
- Estou preparado para lidar com os desafios operacionais desse modelo?
- O ponto comercial onde pretendo abrir tem o perfil do público da marca?
Muitas marcas têm bom desempenho, mas não em qualquer lugar. O ponto certo faz toda a diferença. Inclusive, esse foi um dos temas mais reforçados por especialistas na ABF.
Tendências em destaque na ABF Franchising Expo 2025
A feira também revelou tendências que merecem atenção:
- Microfranquias e modelos de operação enxuta ganharam força, com baixa complexidade e alta escalabilidade.
- Franquias voltadas para bem-estar, saúde, alimentação saudável e educação seguem crescendo.
- Modelos híbridos (físico + delivery) estão cada vez mais otimizados.
- Expansão regionalizada: marcas estão buscando presença estratégica em bairros com alta densidade e bom potencial de consumo — mesmo fora dos grandes centros.
Explorar o Guia de Franquias Associadas ABF é um passo estratégico
O Guia de Franquias Associadas ABF, disponível no Portal do Franchising, reúne uma seleção oficial de redes cadastradas na Associação Brasileira de Franchising, organizadas por segmento (como alimentação, educação, moda, saúde) e faixas de investimento (de até R$ 20 mil até acima de R$ 900 mil). Isso facilita comparar diferentes marcas que estão alinhadas com o seu perfil financeiro e área de interesse.
Utilize filtros por investimento e segmento para refinar sua busca
Dentro do portal, você pode aplicar filtros como faixa de investimento, modelo de operação (home based, quiosque, microfranquia) e Selo de Excelência ABF, que destaca marcas com forte reconhecimento e estrutura de suporte. Esses critérios ajudam a limitar a escolha a redes que já transitam com credibilidade, oferecendo uma experiência comprovada e suporte consistente ao franqueado.
Estudo comparativo com apoio da sua consultoria faz a diferença
Depois de selecionar algumas franquias no Guia, o ideal é entrar em contato com as redes, analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF), conversar com franqueados e comparar entre pelo menos duas ou três marcas. Esse processo permite avaliar suporte, cenário financeiro, experiência operacional e expectativas reais antes de decidir, etapa essencial mencionada diretamente no próprio Guia como caminho para uma escolha consciente.
Descubra seu grau de preparo com o Quiz da Ponto Pra Você
Outra ferramenta estratégica que você pode usar no processo de escolha da franquia ideal é o Quiz “Você está pronto para expandir sua marca?”, disponível no site da Ponto Pra Você. Diferente de um formulário comum, esse quiz interativo foi desenvolvido para avaliar aspectos essenciais do seu perfil empreendedor como maturidade do negócio atual, aptidão para assumir uma franquia e capacidade de adaptação ao modelo escalável. A jornada de perguntas simples e diretas ajuda você a refletir sobre seus objetivos reais e onde está em relação ao momento de expansão.
Ao final, você recebe um feedback personalizado, que orienta se está pronto para investir ou quais áreas precisam ser desenvolvidas primeiro, trazendo clareza e segurança para avançar como recomenda a melhor prática de quizzes de marketing para engajar e qualificar leads.
Como a Ponto Pra Você pode te ajudar na escolha da franquia ideal
Se você está nesse momento de decisão, não precisa fazer isso sozinho. Na Ponto Pra Você, atuamos diariamente ao lado de franqueados, investidores e gestores de expansão que buscam unir o negócio ideal ao ponto comercial certo.
Nossa equipe conhece profundamente o comportamento dos consumidores em diferentes regiões de Minas Gerais, os desafios de implantação em shopping centers, centros de compras e as oportunidades reais em mercados estratégicos. Temos relacionamento direto com franqueadoras para te ajudar a tomar uma decisão segura e com potencial de retorno.
O sucesso da sua unidade franqueada começa com uma escolha consciente. Participar de eventos como a ABF Expo é uma ótima forma de se informar, mas é só o primeiro passo.
Quer entender se a sua ideia de franquia faz sentido para o ponto onde você deseja atuar? Converse com a gente. Podemos te ajudar a enxergar com mais clareza o cenário e tomar uma decisão estratégica e personalizada.