/
/
Os 5 passos para abrir sua loja em shopping

Os 5 passos para abrir sua loja em shopping

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como abrir uma loja em um shopping, por onde começar, quais os cuidados que precisam existir, etc. Hoje, vamos compartilhar com vocês quais os aspectos mais relevantes que a Ponto Pra Você considera para você entender todo o processo e se sentir seguro para abrir a sua loja em um shopping.

Nós já trouxemos os principais motivos para você abrir uma loja em um shopping center neste artigo. Se ainda não leu, vale a leitura para entender o porque acreditamos que vale (e muito!) o investimento em um shopping. E vamos aos cinco passos:

1 – Escolha do Shopping

O passo número 1 é escolher qual o melhor empreendimento e o espaço para a sua loja. O shopping escolhido, necessariamente, precisará estar alinhado com a sua proposta de negócio. E aqui trouxemos alguns aspectos que vale prestar muita atenção:

  • Público-alvo

Conhecer bem o seu público-alvo é fator chave para definir o melhor local, levando em consideração as melhores condições para estar próximo de quem comprará o seu produto. Não adianta escolher um empreendimento que atende ao público A/B se o seu produto é, majoritariamente, destinado ao público C/D. Portanto, não ignore as preferências do seu cliente para escolher o melhor ponto.

  • Concorrência

Estar próximo de negócios concorrentes traz sinergia para o seu negócio e estar no shopping te coloca muito próximo a eles por si só. Muitos clientes se valem da comparação para comprar, e é fundamental ser uma dessas opções. Além disso, estar próximo ao seu competidor te permitirá lançar novidades, testar tendências, analisar os impactos e, consequentemente, elevar a sua loja para um nível ainda maior de competitividade e satisfação do cliente.

  • Facilidade de acesso

Geralmente, os shoppings se destacam pela facilidade de acesso, contando com estacionamentos bem estruturados, oferta de transporte público e grandes vias de acesso. Portanto, acesso fácil é fundamental para o seu cliente, seja qual for o seu meio de locomoção: por carro, transporte público, a pé, etc. Quanto menos tempo o seu cliente gastar para ir à sua loja, melhor.

Vale destacar também que é fundamental identificar o acesso à loja no próprio empreendimento, como proximidade com escadas rolantes, elevadores, praça de alimentação e corredores. Neste caso, as características do seu negócio ditarão as melhores condições.

  • Visibilidade

A posição do espaço também deve ser levada em conta, principalmente quando se trata de visibilidade e o melhor fluxo. “Quem é visto, é lembrado!”, não ignore este ditado. E para isto, não esqueça de analisar como seus produtos ficarão dispostos na vitrine, qual o tamanho da fachada, iluminação interna e do corredor, letreiro, projeto arquitetônico e diversos outros detalhes que tornarão sua loja mais atrativa.

  • Relação Custo / Benefício

Neste ponto, você precisa alinhar a expectativa de venda em um determinado ponto com o custo para arcar com o empreendimento escolhido. Não adianta estar no “melhor” ponto se você não for capaz de pagar por ele. Bem como não vale a pena estar em um ponto “barato” e não vender como precisa. Portanto, equilíbrio e muito estudo são importantes neste momento.

Não se esqueça de visitar o shopping em diferentes horários e dias da semana, para identificar estudar todos os pontos que te ajudarão a escolher o empreendimento e o ponto ideal.

2 – Negociação

Agora com o shopping escolhido, é hora de entrar em contato com o empreendimento para falar com a equipe comercial. Alguns empreendimentos trabalham com equipe comercial própria. Outros optam por utilizar empresas especializadas na captação de novas lojas, como é o caso da Ponto Pra Você. Na nossa plataforma, você acessa todas as informações dos empreendimentos e espaços disponíveis, com transparência e agilidade, negociando diretamente pelo site!

Nesta etapa, você precisa se aprofundar em todos os detalhes do espaço, conhecer as regras do shopping, prazos de locação e de obra e, o mais importante, conhecer os custos. Como falamos, a relação custo/benefício é muito relevante para a saúde da sua loja. Analise com muito critério, faça estudos de projeções e negocie as melhores condições para você.

3 – Assinatura Contrato

Condições comerciais definidas, partimos para etapa de contrato. E, como você deve imaginar, geralmente é uma etapa que causa bastante desgaste durante o processo de abertura da loja.

Cada empreendimento trabalha com cláusulas específicas; há documentos complementares ao contrato de locação que detalham o funcionamento do empreendimento, além de observações para cada tipo de loja. Aqui não tem outra sugestão a dar, caso se sinta inseguro: busque o auxílio de um advogado especializado no assunto. Mesmo em contratos simples, qualquer cláusula ignorada pode resultar em complicações futuras, multas tirando a atenção do que mais importa: sua loja.

4 – Elaboração de Projetos e Obra

Os shoppings fazem exigências importantes na etapa de apresentação de projetos e obra. Em outra oportunidade iremos tratar dos detalhes desta etapa, mas neste artigo, destacamos a importância de entender muito bem as especificações do empreendimento. Nesta fase, tanto você quanto o shopping irão visualizar como sua loja ficará no futuro e é fundamental que você planeje cada detalhe para não investir mais do que o previsto inicialmente, não perder prazo e, consequentemente, demorar mais para inaugurar. A experiência da Ponto Pra Você mostra que esta é a etapa mais negligenciada pelos empreendedores iniciantes em shopping. Portanto, muita cautela e atenção nesta etapa!

5 – Inauguração

Apesar de parecer “simbólica”, a inauguração deve ser entendida como uma etapa complexa e que demanda muita atenção. Inaugurar significa entregar ao seu cliente uma operação estruturada e organizada, obra 100% finalizada, produtos bem dispostos, equipe devidamente treinada e com campanhas de marketing bem trabalhadas. Uma excelente primeira impressão para os seus clientes é o primeiro passo de uma trajetória de sucesso.

Como vimos, o processo é simples, porém, trabalhoso, exigindo-se alguns cuidados importantes para garantir uma nova loja de excelência. Agora que você conhece os passos e está mais seguro para abrir sua loja em um shopping, acesse a plataforma da Ponto Pra Você e descubra as oportunidades que temos para a sua loja!

Inscreva-se em nossa newsletter

Outras notícias

Como evitar erros comuns ao investir em franquias

Investir em uma franquia reduz riscos, mas gera dúvidas e inseguranças para novos empresários. Este artigo orienta a evitar erros comuns, oferecendo mais segurança na

Negociando com Fornecedores: Como Obter os Melhores Termos de Compra para Seu Negócio

Se você é um lojista inexperiente, provavelmente já se deparou com o desafio de lidar comfornecedores. A negociação, nesse contexto, pode parecer um terreno desconhecido,

Gestão Financeira para Varejistas

Dicas para Controlar Despesas e Maximizar Lucros na Fase Inicial do Negócio Abrir uma loja é um grande desafio, especialmente quando se trata de administrar